Estudo original |   mindminers


Moda e Inclusão 2022


Qual é o valor que o brasileiro atribui à moda?


Muito mais que o ato de se vestir, as pessoas têm uma relação importante com a moda e o universo fashion. E vários grupos que compõem a nossa população têm muito o que dizer sobre o assunto, principalmente quando falamos sobre representatividade e inclusão.

Ou seria falta de representatividade e de inclusão?



Descubra o que pensam sobre o assunto e veja se sua marca está preparada!
Conferir relatório completo



Para responder essas questões, a MindMiners conversou com 2.972 pessoas pelo Brasil, focando na população geral, além de abordar questionários exclusivos para pessoas com deficiência física e 60+ com o objetivo de entender como os brasileiros, com suas diversas vivências e particularidades, enxergam o mundo da moda.



O que vamos te mostrar:



  • 1.    O papel da moda


    Como o brasileiro se relaciona com a moda, quais são os fatores e motivos mais importantes na hora de escolher as roupas, as preferências por peças, lojas e marcas mais desejadas e favoritas, a relação com o consumo de mídia focada em moda, e muito mais!

  • 2.    Fashionistas


    Quem são os consumidores realmente fascinados por moda? Você vai conferir as opiniões sobre representatividade, produção das peças, inclusão, preferências e relação com as tendências.

  • 3.    Moda agênero e LGBTQIA+


    O público LGBTQIA+ e suas opiniões sobre a moda e a relação com a moda agênero, vista como um abraço a todas as pessoas e personalidades, além da binaridade de gênero.

  • 4.    Pessoas com deficiência física


    Muito interessadas em moda, elas prezam pelo conforto, pela identidade e autoestima. Por onde o mundo da moda deve começar a adaptar os espaços para as pessoas com deficiência?

  • 5.    60+


    O estilo prevalece. Além de ver as preferências das pessoas com mais de 60 anos, também entendemos como a falta de representatividade em geral e na moda é percebida.



Alguns números para você pensar e se aprofundar lendo o estudo:



49% dos respondentes acreditam que transmitem quem são pela forma como se vestem.
69% das pessoas com mais de 60 anos sentem que as marcas de moda focam em produzir apenas para pessoas mais jovens.
71% dos respondentes que são pessoas com deficiência física dizem que a forma como se vestem impacta diretamente na sua autoestima.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Seus dados estão protegidos conosco.




MindMiners é uma empresa de tecnologia. Somos especializados em desvendar o comportamento humano porque passamos 24 horas por dia conectados a mais de quatro milhões de pessoas ao redor do país. Com a nossa plataforma de human analytics você encontrará a solução ideal de pesquisa para o seu desafio e a resposta certa para as perguntas que você tem sobre o seu consumidor.